Linhas de pesquisa - PPGEpi

Áreas de concentração

Epidemiologia dos serviços de saúde 

Tem como foco o uso da epidemiologia no processo de tomada de decisões nos serviços de saúde. Avalia os serviços, políticas e programas de saúde, sob as perspectivas de utilização, cobertura, resultados e impacto.

Linhas de pesquisa

Investiga o acesso, a utilização, a qualidade dos serviços oferecidos à população, o resultado alcançado sobre a saúde dos usuários e da comunidade, a satisfação dos usuários com o cuidado recebido, bem como a satisfação dos profissionais de saúde com o cuidado oferecido e os resultados de saúde alcançados.


Docentes:

Elaine Tomasi, Iná Santos, Luiz Augusto Facchini, Mariângela Silveira, Bruno Pereira Nunes e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva.

Inclui a avaliação da adequação conceitual de políticas e programas de saúde, do grau de implementação de políticas e programas de saúde, e da eficácia e efetividade de programas de saúde, por meio de indicadores de oferta, utilização, cobertura e impacto.

Docentes:

Andréa Dâmaso, Elaine Tomasi, Iná Santos, Joseph Murray, Luiz Augusto Facchini, Mariângela Silveira e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva.

Utiliza os métodos epidemiológicos para avaliar a utilização, a adequação do uso, adesão ao tratamento, custos e gastos, oferta, acesso, segurança, os cuidados e o risco-benefício no uso de medicamentos.

Docentes:

Andréa Dâmaso.

Epidemiologia do Ciclo Vital

Esta área de concentração investiga os efeitos em curto, médio e longo prazo de exposições sobre desfechos ao longo do ciclo vital.

Linhas de pesquisa

Estuda os efeitos de exposições precoces sobre a saúde mental e o capital humano ao longo do ciclo vital.

Docentes:

Aluísio Barros, Ana Menezes, Bernardo Horta, Cesar Victora, Helen Gonçalves, Iná Santos, Luciana Tovo Rodrigues, Alicia Matijasevich, Joseph Murray e Bruna Cordeiro Gonçalves da Silva.

Investiga os efeitos de exposições precoces sobre a saúde bucal ao longo do ciclo vital.


Docentes:

Aluísio Barros, Flávio Demarco e Bruna Cordeiro Gonçalves da Silva.

Esta linha avalia efeitos de exposições precoces sobre as doenças e agravos não-transmissíveis ao longo do ciclo vital.

Docentes:

Ana Menezes, Bernardo Horta, Fernando Wehrmeister, Helen Gonçalves, Luciana Tovo Rodrigues, Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Fernando Hartwig, Janaina Vieira dos Santos Motta e Bruna Cordeiro Gonçalves da Silva.

Estuda a saúde ao longo do ciclo vital utilizando marcadores genéticos como exposições ou desfechos.

Docentes:

Ana Menezes, Bernardo Horta, Luciana Tovo Rodrigues e Fernando Pires Hartwig.

Analisa o comportamento dos integrantes dos estudos de coortes.

Docentes:

Joseph Murray.

Avalia a saúde materno-infantil no contexto do ciclo vital.


Docentes:

Aluísio Barros, Andréa Dâmaso, Bernardo Horta, Iná Santos, Mariângela Silveira, Alicia Matijasevich, Bruna Cordeiro Gonçalves da Silva e Janaina Vieira dos Santos Motta.

Determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado

Esta área de concentração estuda a influência de determinantes de ordem social, econômica, ocupacional, cultural, étnico/racial, psicológica e comportamental sobre a saúde das populações.

Linhas de pesquisa

Esta linha de pesquisa utiliza métodos epidemiológicos para avaliar desigualdades na saúde das populações, considerando a maior vulnerabilidade a que certos grupos populacionais estão expostos.

Docentes:

Elaine Tomasi, Iná Santos, Luiz Augusto Facchini, Mariângela Silveira, Bruno Pereira Nunes e Inácio Crochemore Mohnsam da Silva.

Esta linha estuda os efeitos à saúde causados pelos fatores e situações de risco nos processos de trabalho em populações humanas. Investiga também as situações de risco presentes nos ambientes de trabalho e inclui pesquisas que podem identificar exposições de risco presentes e passadas.

Docentes

Anaclaudia Fassa e Luiz Augusto Facchini.

Esta linha inclui estudos populacionais com diferentes populações para estimar a frequência e fatores associados ao processo saúde-doença-cuidado em populações humanas.

Docentes: 

Elaine Tomasi, Fernando Wehrmeister, Helen Gonçalves, Iná Santos, Pedro Hallal, Alicia Matijasevich,  Isabel de Oliveira e Bruna Cordeiro Gonçalves da Silva.

Equidade em saúde

Tem por objetivo monitorar o progresso na cobertura e na equidade de intervenções de saúde e nutrição em nível global, especialmente em países de baixa e média renda e intervenções de saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil.

Linhas de pesquisa

Monitorar as desigualdades em saúde em todo o mundo, especialmente em países de baixa e média renda e quanto ao acesso aos serviços de saúde.

Docentes:

Aluísio Barros, Fernando Wehrmeister, Cauane Blumenberg e Início Crochemore Mohnsam da Silva.

Promover avanços metodológicos no estudo da equidade em saúde em termos de novos estratificadores e novos indicadores de cobertura.

Docentes:

Aluísio Barros, Fernando Wehrmeister, Cauane Blumenberg e Bruno Pereira Nunes.

Avaliar as desigualdades em saúde entre mulheres, crianças e adolescentes, em todo o mundo, utilizando indicadores combinados como o indicador combinado de cobertura (CCI), co-cobertura.

Docentes:

Aluísio Barros, Fernando Wehrmeister e Cauane Blumenberg.