Apresentação - PPGEpi

Programa de Pós-graduação em Epidemiologia

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (PPGEpi) tem se caracterizado por proporcionar sólido embasamento em epidemiologia, acrescido da perspectiva de capacitação para coordenação dos serviços de saúde, no que diz respeito à tomada de decisões em saúde pública, com base na melhor evidência científica disponível.

A estrutura curricular do Programa está baseada em dois pilares importantes: teoria e prática epidemiológica. A estrutura docente é multidisciplinar, com professores lotados nos Departamentos de Medicina Social da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Nutrição, do Departamento de Desportos da Escola Superior de Educação Física e do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia. Os docentes permanentes são altamente qualificados, tendo a quase totalidade deles bolsistas de produtividade do CNPq e com considerável participação em instituições científicas e/ou acadêmicas no Brasil e em outros países.

O Programa possui quatro áreas de concentração: Epidemiologia do Ciclo Vital; Epidemiologia dos Serviços de Saúde; Determinantes Sociais do Processo Saúde-Doença-Cuidado e Equidade em Saúde. Cada área possui suas linhas de pesquisa. 

O PPGEpi ainda dispõe de estágio Pós-doutoral, ou seja, um aperfeiçoamento factível para profissionais que tenham obtido grau de Doutor, ou equivalente no exterior, devidamente revalidado no Brasil, com permanência mínima de dois meses na sede do Programa.

Missão, visão e princípios

Missão

Ofertar capacitação de pesquisadores e/ou docentes, através da formação de epidemiologistas altamente qualificados, que atuem nas diversas áreas da disciplina para analisar dados, planejar e conduzir estudos de campo, divulgar de forma efetiva os resultados de pesquisas e, assim, contribuir para o avanço do conhecimento científico da Epidemiologia.

Visão

Manter sua posição como referência em excelência no ensino de pós-graduação e cooperação com a graduação, além de destacar-se pela produção acadêmica de alta qualidade, tanto ao nível nacional quanto internacional, no campo das atividades de ensino e pesquisa. Isso é alcançado por meio de colaborações com pesquisadores dos cenários nacional e internacional. 

Princípios

Busca a excelência acadêmica;

Compromisso com o ensino público e gratuito;

Promoção da universalização do conhecimento;

Pluralismo de ideias;

Manutenção rigorosa dos padrões éticos na pesquisa;

Estímulo ao intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais;

Contribuição para a elaboração de políticas públicas em saúde e relacionadas ao ensino e à pesquisa em Epidemiologia;

Compartilhamento dos benefícios das pesquisas científicas com a sociedade em geral;

Manutenção e fomento de parcerias com entidades públicas, privadas e organizações de saúde, promovendo a inovação e a colaboração contínua.

O PPGEpi é composto por dois cursos de regime stricto sensu: mestrado e doutorado acadêmicos.